Sempre que posso, indico alguns dos livros que foram importantes para a minha formação como escritor. Não incluí na lista nenhum de literatura propriamente dita, pois estes devem ser saboreados e estudados em seu próprio ritmo.
O texto nu, de Zemaria Pinto. Funciona como um aperitivo para quem não tem as bases teóricas da literatura. Compacto, resumido, mas bem bacaninha.
Vencendo o desafio de escrever um romance, de Ryoki Inoue. Traz dicas práticas sobre a escrita voltada para a criação de best sellers, incluindo até o tamanho ideal para um título (segundo ele, 16 caracteres).
Para ser escritor, de Charles Kiefer. Uma coleção de pequenos textos para atiçar o pensamento de quem quer escrever. Recomendo pela pulga que fica mordiscando a orelha.
Como narrar uma história, Como escrever diálogos, Segredos da criatividade, de Sílvia Kohan. São livrinhos pequenos e pontuais com dicas e sugestões muito úteis. Eu tinha preconceito com “livro-manual”, mas só até conhecer essa série.
5 lições de storytelling, de James McSill. É um livro focado no efeito causado pela narrativa, seja literária, corporativa ou de autoconhecimento. Traz algumas boas fórmulas, como conflito + mudança = história.
Como funciona a ficção, de James Wood. É um livro que recomendo para quem já escreve há algum tempo. Ele é provocativo e não tem intenção de ser didático, então merece um cuidado maior na leitura.
Oficina de escritores, de Stephen Koch. Esse pode ser o primeiro livro de alguém que queira escrever, pois traz dicas preciosas sobre a arte da escrita e sobre como quem escreve deve encarar o mundo.
Palavra por palavra, de Anne Lamott. A autora oferece uma visão bastante acolhedora do processo de escrita, convidando quem escreve a cuidar de si mesmo para melhor produzir.
Escrevendo com a alma, de Natalie Goldberg. Sempre que o leio, sinto-me em paz com minha jornada. Este livro só poderia ser melhor se fosse uma conversa e não um livro – pois a sensação, ao ler, é de que Natalie está sentada ao nosso lado.
Em inglês existem vários outros, e um dia pretendo organizar uma lista, mas fica a dica do meu favorito: Wired for Story, da Lisa Cron. Duas palavras: neurologia + histórias. Vale cada palavra.