Blog : Ninho de Escritores

Leitura crítica #19

Dia 16 de novembro, propus um desafio aos leitores da newsletter do Ninho de Escritores: em até 60 palavras, escrever um parágrafo que leve o leitor a pensar “são as pequenas coisas que fazem a diferença”.

A Alissa de Souza fez o exercício:

Deveria levantar, mas ao invés disso viro de lado. Acompanho o subir e descer das cobertas enquanto dorme. Passo os dedos por cima da pele do braço dele quase sem tocar. Sei que não percebe e sorrio por isso. Chego mais perto e encosto o ouvido para escutar as batidas através do pano. Fecho os olhos aguardando os despertadores.

Um parágrafo simples e bonito.

A Alissa conseguiu montar uma cena com 59 palavras na qual eu sei o que está acontecendo (um(a) personagem acordou ao lado de alguém querido e quer curtir aqueles segundos ou minutos ou horas antes do despertador, um momento de entrega e beleza).

Para tornar mais redondinho o parágrafo, acrescentaria um “ele” entre “enquanto dorme”, na segunda frase, pois a mudança súbita do verbo da primeira para a terceira pessoa me fez travar durante um ou dois segundos. Com o pronome, essa questão desaparece.

Há um mundo de informações que não são dadas neste parágrafo. Quem narra a história? É homem, mulher, agênero, um gato? Como é o homem que dorme, negro, branco, asiático? Onde eles estão, em um quarto de motel, num resort à beira do mar?

Há um mundo de informações que não foram acrescentadas neste parágrafo porque, para a mensagem que se deseja passar, elas são irrelevantes.

A arte de escrever envolve escolher as palavras certas e, também, eliminar as palavras erradas.

Neste parágrafo Alissa nos ofereceu um ótimo exemplo sobre como deixar de lado informações supérfluas.

:)

Espero que estas sugestões que ofereci ao texto da Alissa possam te ajudar na escrita das tuas próprias histórias. Os comentários feitos neste texto não têm a intenção de serem exaustivos, mas sim de destacar algumas das questões que podem ser melhoradas.

Caso queira ver um parágrafo teu ser comentado aqui no Blog do Ninho de Escritores, assina a newsletter e participa dos desafios. Também atendo de forma personalizada, completa e individual por meio do Voo Solo.



Deixe uma resposta

Inscreva-se: email