Blog : Ninho de Escritores

Quem pode escrever?

Todo mundo pode escrever.

Há quem pense que estou errado, que isso é bobagem, que a literatura deve ser reservada àqueles que conseguem evocar as mais profundas emoções por meio de algumas palavras.

Isso é besteira, porque todo mundo pode escrever.

Escrever direito, escrever bem, escrever alta literatura, escrever best-seller, escrever de forma original, criativa, revigorante, angustiante; isso tudo é outra coisa.

Isso tudo vem depois de escrever.

Porque escrever, todo mundo pode.

Nem todo mundo pode ganhar um Nobel da Literatura (mas é uma questão matemática: sete ou oito bilhões de pessoas para ganhar um prêmio que é dado uma vez ao ano).

Nem todo mundo pode vender milhões de cópias (mas é uma questão educacional e mercadológica: o número de leitores não é tão amplo quanto deveria e livro, ao menos no Brasil, custa caro que dói).

Mas todo mundo pode escrever e a internet está aí para provar isso.

Quer escrever direito? Escrever bem? Fazer alta literatura?

Primeiro tu precisa escrever.

Não te prometo que tu alcançará esses objetivos, especialmente porque eles são elitistas e complicados num universo em que a educação é falha e as oportunidades dependem de onde começamos o jogo da vida.

O que eu te prometo é que tu pode escrever. O mundo é grande, então arrisco também a promessa de que existe alguém por aí que lerá com gosto o que tu escrever.

Todo mundo pode escrever.

O mundo se torna um lugar pior a cada vez que alguém diz que não.



Deixe uma resposta

Inscreva-se: email