Domingo, a família viajou, ninguém na casa para te atucanar. Tu prepara um chazinho ou um café, faz um sanduíche e o deixa prontinho para quando a fome atacar. Senta ao computador, ou talvez na tua poltrona favorita com um caderno, e te prepara para escrever.
Mas não escreve porque não vem nenhuma ideia.
Essa cena é muito comum – ainda que na vida real tenhamos menos momentos de isolamento e tranquilidade para escrever. Para solucioná-la, o jeito é planejar a escrita.
Para este blog, por exemplo, tenho uma lista com uns 60 tópicos que posso abordar aqui. Sempre que decido escrever, olho os temas possíveis, escolho um e começo a planejar minha escrita.
O planejamento é simples: depois de definir um tema, começo a listar tudo o que posso tratar a respeito dele. Como o foco deste blog são textos curtos, geralmente não aprofundo muito nenhuma questão.
Se for o caso, posso fazer vários textos. Por exemplo: o texto Escrevo para tornar-me imortal apresenta um passo a passo sobre o tornar-se poeta/escritor. Já escrevi um texto sobre Quem pode escrever, e ainda tenho planos de abordar os dois passos que ainda faltam: decidir que continuaremos a escrever e escrever sobre quem somos.
Feita a lista, basta hierarquizar as informações, decidindo o que vem primeiro e o que vem depois. Isso pode ser feito imediatamente antes da sessão de escrita. E pronto, agora é escrever.
Para planejar a escrita
- Escolhe um tema. Costuma ser útil fazer uma lista de antemão.
- Anota todas as ideias sobre o tema escolhido.
- Decide quais ideias serão usadas no texto.
- Hierarquiza as ideias por ordem de apresentação no texto.
- Escreve o texto.
Gostou do texto? Compartilha com os amigos ou contribui no Unlock.