Quando leio literatura, busco analisar como o escritor produziu os efeitos que alcança. Mas ler literatura não é o único jeito de aprender. Já sugeri alguns livros para quem deseja escrever, e hoje sugiro alguns sites bons de serem acompanhados.
A vantagem dos sites sobre os livros é que eles permitem a interação entre escritores e leitores. Essa troca jamais deve ser menosprezada, pois facilita o nosso crescimento e a construção de comunidades de pessoas interessadas nos mesmos temas.
Ficção em Tópicos - este site reúne dicas sobre escrita (técnicas e ferramentas) e sobre escrever (criação do hábito, busca de ideias etc.). Se eu pudesse indicar apenas um site, seria o Ficção em Tópicos.
Escriba Encapuzado - conheci o Escriba Encapuzado por meio do projeto “7 coisas que aprendi”, que convida escritores a compartilharem aprendizados do caminho da escrita. Há muito o que aprender com a experiência de outras pessoas que também escrevem.
2 mil toques - um site dedicado à rotina do escrever. Muito parecido com as 7 coisas da indicação anterior, o 2 mil toques concentra-se no que funciona ou atrapalha cada escrevente. Uma leitura deliciosa para encontrar-se por horas.
Cabine Literária - o Cabine Literária não é propriamente para escritores, mas sim para leitores (mas sabemos que não existem bons escritores que não leem). Foi nesse site que perdi meu preconceito com poesias.
Homo Literatus - assim como o Cabine Literária, o Homo Literatus também está focado nos leitores. Entretanto, traz uma proposta mais intelectualizada, o que demanda maior dedicação para a leitura.
Blog do Ninho - sim, eu estou me indicando na cara dura. Por favor, venha, leia e comente sempre que quiser.